Pular para o conteúdo principal

INVESTIMENTOS EM IMÓVEIS, COMO FICAM?



Vamos supor que você estava pensando em investir em imóveis logo antes da pandemia. O que fazer agora? As pesquisas do Grupo Zap mostram que o consumidor estará mais retraído durante e depois da crise (curto prazo) por alguns motivos, como a dificuldade em agendamento de visitas aos imóveis. Falando especificamente em imóveis residenciais, muitos deles estão à venda no mercado, mesmo estando atualmente ocupados por locatários. O isolamento social dificulta a visita de corretores e interessados pois os moradores dos imóveis em questão têm o direito de não os receber para mostrar a casa ou apartamento e pelo fato de condomínios estarem bloqueando o acesso de visitantes aos prédios. Existe mais uma implicação: Se o imóvel for comercializado, quanto tempo o morador terá para sair? Na praxe de mercado, o locatário tem 30 dias para a desocupação (desde que esteja com contrato vencido). Porém, esta família também terá dificuldade em achar um novo lar para morar, se for o caso. Estamos falando de imóveis para investimento, neste caso o locatário não necessariamente precisa desocupá-lo, mas existe uma insegurança em relação aos novos valores que o comprador irá praticar após a posse dele, então a possibilidade de desocupação do imóvel precisa ser considerada.
Esta questão levantada irá retardar os processos de compra e venda. Porém, a pergunta é: investir em comercial ou residencial? Ora, se tratando de uma crise que envolve isolamento social e queda no consumo, os imóveis comerciais possuem um risco muito maior que os residenciais.
Entende-se que o novo consumidor do ano de 2020 tem um perfil moderno que engloba a não aquisição de propriedades, o fácil deslocamento e a qualidade de vida morando perto de onde trabalha. Todos estes aspectos traçam um perfil de consumidor que não quer se comprometer a longa data. Ele quer ter a possibilidade de morar no Brasil ou no exterior sem se preocupar com seus bens. Ele também não quer ter carro pois ele anda de patinete ou com carros de aplicativo, diminuindo seus gastos e posses. Desta forma, vemos o aluguel crescendo a cada dia. A demanda é muito alta, o que nos faz concluir que o investimento em imóveis residenciais atualmente é a melhor opção.
Não podemos deixar de lado o fato de que a renda e o poder aquisitivo da população em um patamar mundial sofrerão queda conforme falamos no nosso post da semana passada. Este fato pode implicar diretamente no valor dos aluguéis residenciais também, porém em um espectro muito menor.
Falando em cenário global, a moradia sempre será necessária, o que implica em um reflexo econômico da crise menor nos imóveis residenciais do que nos imóveis comerciais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e