Pular para o conteúdo principal

Entenda como a Selic afeta o mercado imobiliário



Responsável por movimentar o setor econômico, a taxa Selic tem posição de destaque no mercado financeiro. Em alta ou em baixa, é comum vermos referências a ela no dia a dia, pois a Selic influencia, direta ou indiretamente, muitos setores da economia. 

Um deles é o mercado imobiliário, mesmo sendo um setor de constante estabilidade, invariavelmente ele é afetado pela taxa que é a principal responsável pelos juros compostos no Brasil.

No texto de hoje você vai saber mais sobre a Selic e como ela afeta o mercado de imóveis.

O que é Taxa Selic?

De forma simplificada, a Selic é a taxa básica de juros, um índice pelo qual todas as taxas cobradas pelos bancos no Brasil se balizam. A taxa é utilizada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações realizadas por eles em títulos públicos federais.

Como ela é determinada?

A Selic é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne dois dias seguidos, num total de 8 encontros anuais para definir a taxa de juros com base no contexto atual e nas expectativas futuras sobre a economia brasileira.  

Frequentemente o aumento da taxa básica de juros é a alternativa do Copom para frear a inflação.

Com o aumento dos juros, as pessoas físicas tendem a comprar menos e as pessoas jurídicas também tendem a tomar menos empréstimos e a investir menos. O resultado disso é uma atividade econômica menor, o que por sua vez pode diminuir a pressão inflacionária.

Por outro lado, a redução da Selic é utilizada para aquecer a economia. Afinal, reduz-se os juros sobre os empréstimos bem como os rendimentos pagos pelas aplicações financeiras. Com isso, é estimulado o consumo das famílias e o investimento das empresas na produção.

Como a taxa Selic pode impactar o mercado imobiliário?

Quando a Selic aumenta, o custo para oferecer crédito também sobe. Quanto maior o preço ofertado, menor o volume vendido, ou seja: um aumento da taxa Selic diminui o volume de crédito concedido, desacelerando ou até diminuindo a atividade econômica.

A taxa afeta o mercado imobiliário diretamente por meio dos juros de financiamentos imobiliários. Isso ocorre porque, normalmente, a maioria das pessoas que desejam comprar um imóvel recorrem a algum tipo de financiamento.

Por ser uma operação bancária de crédito, um aumento da Selic pressiona as taxas de juros de financiamentos imobiliários a também aumentarem. Crédito mais caro, menos concessão – o que freia o mercado imobiliário residencial de compra e venda.

Em resumo, é possível entender de duas formas como acontece: 

Quando a Selic aumenta, as taxas de financiamentos aumentam e ocorre a queda no número de transações de compra e venda realizadas.

Quando a Selic diminui, as taxas de financiamentos diminuem e ocorre o crescimento no número de transações de compra e venda realizadas .

Eventualmente pode acontecer da taxa subir e as operações bancárias de crédito não seguirem o aumento. Isso ocorre porque, apesar da taxa Selic ser um custo comum ao crédito bancário, cada operação tem suas peculiaridades. No caso de financiamentos imobiliários, a operação conta com uma série de particularidades, devido à importância do mercado imobiliário dentro da economia e da sociedade. Por isso, nem sempre os aumentos ou as baixas estão diretamente relacionados, de imediato.

Levando em conta o histórico de juros no país, o recente percentual de 11,75% não é tão incomum, (em julho de 2015 chegou a atingir 14,25%). Com esse patamar de juros, o rendimento dos imóveis ainda continua superior às aplicações financeiras. Além disso, em um passado não tão distante, o mercado imobiliário avançava mesmo com uma taxa de juros muito superior a essa.

Por isso, apesar dos juros altos e dos recorrentes aumentos da inflação, o mercado imobiliário ainda se mantém estável e rentável. Por ser bem estruturado, ele consegue se manter equilibrado por um período mais longo,  até em situações de vulnerabilidade econômica. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e