Pular para o conteúdo principal

Seguro contra incêndio: veja a importância e os benefícios


O seguro contra incêndio já é rotina nos contratos de locação de imóveis. Baseado na Lei do Inquilinato, ele é uma obrigatoriedade contratual. Mesmo assim, muita gente paga sem ao menos saber ou perguntar qual sua finalidade.

Basicamente, essa contratação é importante para proteger as residências, os imóveis comerciais e, principalmente, para resguardar os danos de ambos: locador e locatário, garantindo que todos sejam ressarcidos e que os prejuízos sejam menores.

Como qualquer outro seguro, existem vários planos de cobertura. Por isso, é importante que a contratação seja feita com intermédio de uma imobiliária para garantir uma cobertura mais segura para cada tipo de imóvel .

A lei determina que todo seguro residencial garanta a indenização em caso de incêndios, explosão ou raio. Ainda assim, vale a pena checar com atenção se a legislação está sendo respeitada pela seguradora.

O custo do seguro varia de acordo com o valor e a localização da propriedade. No entanto, comparado aos valores de reformas e caso aconteça um incidente, o investimento é bem baixo — isso sem contar que a quantia pode ser dividida e paga mensalmente.


O que o seguro incêndio cobre?

De acordo com a lei do inquilinato este tipo de seguro é obrigatório na locação de imóveis residenciais ou comerciais, ele cobre danos na infraestrutura física do imóvel nos casos de incêndio, queda de raio e explosão.
Porém cada tipo de seguro tem especificações distintas. Alguns cobrem piso, pintura, reparos nas instalações elétricas e hidráulicas. Por isso você deve ficar atento e verificar o que está no documento de contrato, pois cada seguradora tem suas regras, no que diz respeito à cobertura e aos adicionais.

Quais são as vantagens de ter este seguro?

As seguradoras, normalmente, oferecem um pacote diferente de serviços deste tipo de seguro com um limite de utilizações durante a vigência. No entanto, alguns serviços são mais comuns:

- Assistência 24 horas em casos de emergência;
- Eletricista;
- Chaveiro;
- Encanador;
- Reparo de eletrodomésticos;
- Reparos de telefonia;
- Subsídio para reformar e reparar os danos do incêndio, explosão ou raio;
- Amparo profissional;
- Indenização sobre a casa.

Se você estiver pensando nos bens que ficam no interior do imóvel, como móveis, eletrônicos e eletrodomésticos, existem outros tipos de apólices específicas para isso e é possível contratá-la à parte do seguro de incêndio obrigatório.

De qualquer forma, independente do seu tipo de plano, é muito importante se certificar na contratação do seguro, o que a seguradora contratada cobre de fato e se as coberturas estão adequadas ao risco, pois em caso de sinistro, tanto o locador quanto o locatário devem ter seus direitos assegurados.

Para ficar tranquilo e não ter problemas futuros, o ideal é receber a assessoria de uma imobiliária experiente, que vai tirar suas dúvidas, facilitar o processo e garantir que todos os procedimentos sejam realizados de acordo com a lei vigente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MJ Imóveis 34 anos: legado, credibilidade e inovação no mercado imobiliário

Tempo de leitura: 3,5 minutos Transformar sonhos em realidade, desde 1986 este é o principal objetivo da MJ Imóveis, colaborar para que os clientes encontrem o lar que procuram.  Atuando há 34 anos em Moema a imobiliária, um negócio familiar, já realizou o sonho de milhares de pessoas. Por meio de muito trabalho, conhecimento e constante evolução, a empresa consolidou sua marca no bairro e atualmente é reconhecida pela habilidade em conciliar um atendimento personalizado ao know-how estratégico do mercado imobiliário, seja na compra e venda, locação ou administração de imóveis. Ao longo desses anos, além de se consolidar no setor, a imobiliária conseguiu criar uma relação de solidez e confiança com seus clientes – muitos deles parceiros desde o início do negócio.  Para a sócia-fundadora Maria José Malandrino o principal diferencial da MJ Imóveis é o relacionamento com o cliente. “Sempre prezamos pelas necessidades que nos trazem e auxiliamos no que for necessário. Queremos que a experi

A INFLUÊNCIA DO CORONA VÍRUS NO MERCADO IMOBILIÁRIO, 2ª ONDA

Com base em pesquisas do setor imobiliário, em informações do DataZap, elaboramos um post com informações fresquinhas. É uma 2ª onda que está trazendo respostas sobre o que o Corona Vírus mudou nas finanças pessoais, nas expectativas de gastos com moradia e nas novas demandas para os profissionais do mercado. É fundamental compartilhar com vocês que o cenário já melhorou desde o início da crise em nosso setor. O público aderiu e gostou das novas práticas tecnológicas, o que permitiu a retomada do fechamento de negócios. Em uma pesquisa feita pelo DataZap, 75% do público-alvo era da região Sudeste e dentre eles, 91% residentes da Capital, maioria mulheres entre 25 e 36 anos que demonstram alto interesse na locação de imóveis (53%), superando a iniciativa de compra (31%). O índice se mostra alto para ambos os casos, indicando boa taxa de segurança dos consumidores e uma inclinação a fecharem negócios. Um ponto importante a ressaltar é que 72% dos respondentes que demonstram

6 atributos que fazem de Moema o bairro ideal

Tempo de leitura: 2,5 minutos Restaurantes renomados, diversidade de estabelecimentos comerciais, lazer e qualidade de vida. Parece difícil imaginar que tudo isso seja característica de um mesmo bairro em São Paulo, mas Moema é versátil e consegue oferecer aos moradores e visitantes diversas opções com a sofisticação de um bairro nobre e o bem estar de cidade do interior. - Localização Situado no centro-sul de São Paulo, o bairro nobre tem localização privilegiada e fácil acesso, seja de carro, ônibus, metrô ou bicicleta. A linha 5 Lilás do Metrô, faz conexão com com outras linhas: 1 Azul e 2 Verde. A Avenida Ibirapuera conta com um amplo corredor de ônibus que, atende as mais diversas áreas da cidade.  - Lazer e cultura Um dos primeiros bairros planejados da cidade e com planejamento urbano bem estruturado, Moema tem as ruas arborizadas e uma ampla área verde. Está ao lado do Parque do Ibirapuera, um dos principais da cidade, que conta com a Bienal, a Oca, o Museu de Arte Moderna (MAM