Pular para o conteúdo principal

Saiba fatores que influenciam na taxa do condomínio


Algumas vezes, ao comparar o valor do condomínio na hora de escolher um imóvel ou em conversa com amigos, percebemos uma grande diferença entre os valores, até entre apartamentos no mesmo bairro.

Mas, o que define o valor da taxa condominial? Quais critérios existem?

A taxa de condomínio nada mais é do que a divisão dos gastos do condomínio entre todos os condôminos. Ela não prevê nenhuma forma de lucro para o condomínio, e sim o rateamento das despesas.

O número de apartamentos do edifício é um dos principais fatores que define o valor da quota paga pelos moradores. Quanto menos unidades o prédio tiver, maior será o valor do condomínio. Em cidades maiores, como capitais e grandes centros, os lançamentos imobiliários mais recentes têm investido em condomínios compostos por duas ou mais torres, o que contribui para a redução da taxa.

Existem diversos critérios que influenciam no o valor da taxa de condomínio, alguns deles são:

  • Quantidade de apartamentos no rateio;
  • Gastos com colaboradores;
  • Gastos com água;
  • Gastos com manutenção;
  • Gastos com administração.

Por serem todos itens variáveis, não existe um preço “justo” ou “ideal”. Tudo depende do que é ofertado e de como a gestão financeira, que fica a cargo do síndico e/ou de administradoras de condomínio, acontece.

Um condomínio é como uma empresa: o custo de operação depende do gestor e da forma de administrar. O trabalho de gestão é constante e mudanças são inevitáveis. O salário de uma categoria pode crescer, a energia elétrica pode ficar mais cara, um alagamento na garagem pode exigir R$ 100 a mais de cada um por um ano. Nestas situações, uma boa sindicância, faz toda a diferença. Já que não há obrigatoriedade legal de reajustar o valor do condomínio, cabe ao síndico e à administradora buscarem melhores fornecedores para manter o custo.

Quando a  gestão é eficiente, eles conseguem manter o valor das cotas condominiais reduzindo outros custos. Assim, o aumento de salários, por exemplo, não é repassado ao morador condômino.

Se você mora em São Paulo, pode acessar site da AABIC (Associação das Administradores de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), e consultar o Índice Periódico de Variação de Custos Condominiais na cidade, com relatórios que oferecem quadros comparativos de despesas, taxas médias para apartamentos de 1 a 4 dormitórios com quantidades diversas de unidades e dois padrões de condomínio (mais ou menos sofisticado).

Outro fator relevante é o fundo de reserva, que é uma quantia poupada para imprevistos que aconteçam com o edifício, como uma reposição de equipamentos da academia ou o conserto de algum encanamento danificado, por exemplo.

É importante frisar que o percentual que vai ser acrescentado à taxa será decidido em assembleia pelos próprios residentes do local. Logo, você pode pagar 5%, como cota para o fundo de reserva onde mora com a sua família, enquanto um amigo pode pagar 10%.

Também é importante lembrar que, no caso de um apartamento alugado, as despesas extraordinárias (que não se referem aos gastos rotineiros de manutenção do edifício) são de responsabilidade do locador.

Portanto, uma boa dica na hora de escolher o seu imóvel, é pesquisar e entender como funciona o rateio do condomínio, ver o histórico do valor cobrado e checar como está o fundo de reserva. Assim você evita inconvenientes no futuro.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e