Pular para o conteúdo principal

QUEM SERÁ O POSSÍVEL CONSUMIDOR PÓS-CRISE?



Antes de traçar o novo perfil do consumidor 2020 pós-crise, vamos fazer um panorama do consumidor 2020 pré-crise. Todos os caminhos guiavam as gerações Y e Z para a praticidade e mobilidade. A evolução de serviços de recorrência (clubes por assinatura) como Spotfy e Netflix foi rápida. Avanços tecnológicos mudaram os hábitos de consumo e com isso os serviços pagos por mensalidade se tornaram mais frequentes, gerando a economia da recorrência.
Os serviços de recorrência mudaram a forma com que as pessoas se relacionam com as compras. Quer dizer que: você não precisa mais adquirir um produto, apenas paga para ter acesso recorrente, por tempo determinado. É fácil relacionar este tipo de serviço ao aluguel de imóveis. Pensando ainda no consumidor 2020 pré-crise, a opção de locação de imóveis ao invés da compra, se tornou a escolha perfeita. Estamos falando de um consumidor que quer agilidade nos processos e negociações, conforme contamos no primeiro post do Blog (Os Impactos Da Pandemia no Mercado Imobiliário). O que faz sentido para ele? Estar cada vez mais perto do trabalho para se locomover no menor tempo possível, estar perto de centros de lazer, arte e cultura e ter metrô por perto é imprescindível.
Vamos agora entrar no cenário pós-crise e entender o que é possível prever. Já identificamos o perfil base do consumidor de 2020. O que há de novo no período pós-crise? Será uma era com funcionamento econômico diferente ao que estávamos nos acostumando. Segundo o economista do Data Zap, Danilo Igliori, novas perspectivas de moradia se darão.
O mercado da MJ Imóveis está principalmente no bairro de Moema, com público de classe média e classe alta. Que tipo de localização o público economicamente ativo poderá preferir? Vale lembrar que o processo que a população estava vivendo era de uma redescoberta dos espaços públicos. O mercado imobiliário estava se direcionando para a compactação e centralização dos imóveis para dar a oportunidade de convivência pública. Porém uma vez que a vida social em espaços públicos está comprometida, o que será valorizado é o local em que se poderá viver e conviver de fato. As estatísticas mostram que uma boa fatia do mercado seguirá a tendência de ter um espaço privado maior para estar com a família e amigos de forma mais confortável e ter cômodos melhores para o isolamento social. Evitar aglomerações em transportes é essencial, o que induz a população a morar mais próxima ao trabalho para fazer o uso de meios de locomoção individuais ou então fazer a escolha do home office, excluindo a necessidade do uso de transportes públicos.
A região do Parque Ibirapuera é uma área extremamente procurada para moradia. Estar perto do Parque é uma grande vantagem para praticar exercícios entorno à natureza e para momentos de lazer. O custo de locações de imóveis na região do Ibirapuera chega a ser 50% maior do que nas ruas do bairro de Moema que estão a distâncias maiores deste grande conhecido da cidade. Faz sentido continuar pagando uma moradia de alto custo por ter comodidades como centros turísticos, metrô, parques e centros empresariais por perto? A tendência é que imóveis maiores em regiões não tão valorizadas pelo que há no entorno, sejam mais procurados e mais valorizados pelas vantagens dos espaços internos. Varandas grandes serão cada vez mais exigidas assim como casas com quintal. Meios de locomoção como metrô podem não serem mais essenciais como eram antes.
O mundo sempre muda após uma grande crise e o importante é estar preparado para vivenciar as novas experiências que o mercado trará. Proprietários de imóveis, possíveis compradores, locatários e corretores de imóveis terão um novo cenário para se adaptar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e ...

Quando as taxas de condomínio são abusivas? Entenda seus direitos

  Manter uma boa administração financeira é fundamental para qualquer condomínio. Contudo, muitas vezes os moradores se deparam com taxas que parecem excessivas e questionam se estão sendo cobrados de forma justa. Identificar quando as taxas de condomínio são abusivas pode ser desafiador, mas entender seus direitos e as regras que regem esses valores é essencial para uma convivência harmoniosa e transparente. Confira como explorar os principais pontos que você deve considerar para determinar se as taxas de condomínio estão abusivas e como proceder em caso de abusos. O que são taxas de condomínio? Taxas de condomínio são valores cobrados dos moradores para cobrir as despesas comuns do prédio, como manutenção, limpeza, segurança e administração. Elas são fundamentais para garantir que as áreas comuns estejam em boas condições e que os serviços sejam prestados adequadamente. Normalmente, essas taxas são determinadas com base no orçamento anual do condomínio e divididas entre os ...

5 dicas para criar a paleta de cores da sua casa

  Ter uma paleta de cores bem definida para sua casa antes de sair pintando paredes ou colocando móveis coloridos no décor faz toda a diferença. Não apenas pensando esteticamente, já que as cores influenciam diretamente no nosso bem-estar dentro de casa. Mas escolher os tons e saber como aplica-los pode ser desafiador. Separamos 5 dicas que vão te ajudar a definir a paleta da sua casa e implementação dela em seus ambientes. 1 – Escolha de acordo com o seu gosto Nada mais justo do que você e sua família escolherem as cores que vão compor os ambientes da sua casa. Leve em consideração a iluminação dos cômodos, as cores que te agradam e não cansam as vistas, cores para área externa e interna e deixe as tonalidades mais intensas para ambientes que ficam ocupados por pouco tempo. 2 - Reflita sobre sua escolha a partir da decoração Se sua ideia não é trocar móveis ou adquirir outros itens de decoração, decida pela paleta de cores que melhor converse com os ambientes que você já...